Metalmoro | Câmbios Xtrac LMP3
A Xtrac, maior fabricante de câmbios de competição no mundo, e a Metalmoro firmaram no início de 2015 parceria inédita para a utilização dos câmbios desenvolvidos exclusivamente para a LMP3, nova classe de protótipos da ACO, organizadora das 24 horas Le Mans.
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Câmbios Xtrac LMP3

Parceria exclusiva da Metalmoro traz câmbios inéditos para o país
Xtrac

Câmbios Xtrac LMP3

A Xtrac, maior fabricante de câmbios de competição no mundo, e a Metalmoro firmaram no início de 2015 parceria inédita para a utilização dos câmbios desenvolvidos exclusivamente para a LMP3, nova classe de protótipos da ACO, organizadora das 24 horas Le Mans.

Desde a fase de desenvolvimento do novo componente a Metalmoro esteve em conversas com a Xtrac sobre a utilização do modelo em seus protótipos nacionais, algo inédito pois até então o câmbio de código 1152 tinha como único destino planejado a nova classe de protótipos LMP3.

A classe LMP3 se trata de uma iniciativa da ACO (Automobile Club de l’Ouest) de uma classe introdutória de LMP’s para equipes e pilotos interessados em ter sua primeira experiência com um protótipo de alto nível em competições oficiais da ACO e FIA e custos próximos aos de uma campanha com um GT3. Foram somente 5 fabricantes os escolhidos para a fabricação dos carros (Ginetta, Onroak, Adess, Ave/Riley e Dome), todos com o mesmo powertrain “spec” composto por um motor Nissan V8, o câmbio Xtrac e eletrônica Magneti Marelli, tudo montado e mantido pela francesa ORECA, que é a única fornecedora autorizada para o conjunto. Os carros competem atualmente nos campeonatos Europeu (ELMS) e Asiático (AsLMS) de endurance com chancela oficial da ACO e FIA, assim como inúmeros outros campeonatos regionais, provas tradicionais de longa duração, e ainda existindo a oportunidade de as melhores equipes participarem dos testes oficiais para as 24 horas de Le Mans, ainda que sem a possibilidade de competirem na prova.

A Metalmoro entra como a segunda parceira da Xtrac para os câmbios 1152 da LMP3 no mundo, dividindo hoje a demanda com a ORECA, mesmo que com uma demanda muito menor que os franceses. O câmbio tem 6 marchas, capacidade para torque máximo de 540Nm (400lbf ft), desenho específico para a utilização de sistema pneumático de troca rápida de marchas (paddle-shift), sendo assim a escolha perfeita para aqueles com carros de potências acima dos 500cv e rodas 18″.

O primeiro modelo a se beneficiar da parceria foi o MR18, que vinha até então “destruindo” os câmbios vindos de modelos menores e menos potentes. Agora com um câmbio expecífico para os MR18 e suas características a expectativa é grande quanto ao desempenho que poderá ser extraído dos carros nas mãos das equipes que já contam com o novo pacote mecânico. Para tal foi desenvolvida na Metalmoro uma traseira totalmente nova para a montagem do Xtrac, o que abriu novas possibilidades quanto ao acerto dos carros.

 

Caso tenha interesse em saber mais sobre a parceria e ou o câmbio entre em contato com a Metalmoro.